Tanto faz se ele fala a língua do au, do miau… Ter um bicho em casa é uma alegria. Mas não só isso: os benefícios são incríveis, para crianças e adultos.

Animais ensinam empatia, comunicação não verbal, compaixão, responsabilidade, lealdade e amor, e podem ser grandes companheiros. As crianças aprendem a expressar amor fisicamente, acariciando, abraçando ou beijando (pode beijar, sim). Animais afastam os pequenos das telas, são ótimos para rir e brincar, reduzindo o stress do dia a dia, e ainda estimulam a atividade física.

 

 

Ter um animal em casa melhora a imunidade e reduz o risco de alergias. Eles são ótimos também para as crianças mais introvertidas: ajudam a superar a timidez e dão confiança, melhorando as habilidades sociais. Os pequenos conversam, contam segredos para seus animais e aprendem sobre ciclos da vida – inclusive o luto.

Aprender a cuidar é inestimável: desenvolve uma forte relação amorosa e traz potência para quem cuida. Por isso é importante envolver as crianças, mesmo as pequenas, nas responsabilidades com seu bicho. Elas não podem ser as principais responsáveis, claro, pois essa é uma tarefa primária do adulto. Os pais devem ser modelos, mas os filhos devem participar ativamente desse cuidado, alimentando, jogando as fezes no lixo, levando para passear quando forem maiores. Já os adolescentes devem dividir as tarefas plenamente.

A melhor forma é levar a criança a uma feira de adoção ou ONG, e deixá-la escolher seu próprio bichinho. Assim o envolvimento começa desde cedo.

As muito pequenas devem ser monitoradas, pois não têm maturidade para controlar seus impulsos agressivos e raivosos, e podem machucar o animal ou sofrer uma mordida ou patada em reação. Ataques são raros, mas podem acontecer, por isso, vigilância é importante. E se uma criança maior abusar constantemente do bicho, afaste-a dele e procure uma avaliação psicológica.

Finalmente, animais oferecem uma conexão única com a natureza. Eles ensinam respeito pelos seres vivos, pela incrível biodiversidade desse mundo. E as crianças serão defensoras do meio ambiente, algo tão importante nos dias de hoje, quando seu futuro está ameaçado.

Fonte: https://facebook.com/pediatriaintegral